Artigos
Seu cachorro sabe quando você está triste?


Seu cachorro sabe quando você está triste?

Por Susan Fernner

O seu cachorro se aproxima de você quando você se machuca ou chora por algum motivo? Para muitas pessoas isso é exatamente o que acontece e, por conta disso, é bastante comum considerarem que esse ato é prova de que o cachorro sabe quando você está triste. Para entender melhor esse comportamento, a Universidade de Londres conduziu um estudo bem interessante e abaixo contamos um pouco dele.

COMO ELES TESTARAM SE O SEU CACHORRO SABE QUANDO VOCÊ ESTÁ TRISTE
Para conduzir o estudo, os pesquisadores recrutaram 18 cachorros e os colocaram junto com os seus donos na sala de estar de sua casa. Depois de alguns minutos, Jennifer Mayer, uma das pesquisadores, entrava no local sem chamar a atenção, para depois, juntamente com o donos, revezar entre chorar, cantarolar e conversar.

Dos 18 cachorros participantes, 15 se aproximaram das pessoas que estavam chorando, enquanto somente 6 se aproximaram das que estavam cantarolando. O mais interessante é que os cachorros se aproximavam tanto da dona como da pesquisadora, independente de quem estava chorando.

O que isso mostra é que, além de saber diferenciar entre uma pessoa triste e uma feliz, os cachorros preferiam se aproximar da pessoa mais triste. Curiosamente, ao aproximar da pessoa triste, eles se comportavam de forma submissa. De acordo com a matéria publicada no site LiveScience, a pesquisadora do estudo, Deborah Custance, comentou:

“O fato que os cachorros diferenciaram entre chorar e cantarolar indica que a sua resposta ao choro não foi puramente impulsionada por curiosidade. mu2legendzen Ao invés disso, o choro tinha mais significado emocional para os cachorros e provocava uma resposta mais forte, quando comparado com o cantarolar ou falar.”

OS CACHORROS ENTENDEM OUTRAS EMOÇÕES HUMANAS?
Apesar de não conseguirem confirmar por que o cachorro se aproxima de uma pessoa triste, o estudo aponta que eles sabem diferenciar entre as duas emoções.

Outros estudos apoiam a hipótese de que os cães conseguem diferenciar as emoções dos humanos. Womens Belstaff Dresses & Skirts Por exemplo, uma pesquisa baseada em exames de ressonância magnética revelou que, quando os cães escutam o som de uma risada ou choro, as áreas de seu cérebro que se iluminam são as mesmas do que as do cérebro humano.

Além de diferenciar emoções humanas, os cachorros também são capazes de perceber vários dos nossos sentimentos. O especialista comportamental, Dr.


Compartilhe!





+ NOTÍCIAS

Dicas de como escolher tipo de coleira para o seu Pet
leia mais

Cuide da saúde do seu Pet
leia mais

Castração: quando e por que considerar essa opção?
leia mais

Há mais de duas décadas cuidando dos Pets!
leia mais

Modificações no comportamento do cachorro idoso
leia mais

9 coisas que os cães devem ter contato e aprender a conviver
leia mais

Doença Periodontal -Saiba como Evitar
leia mais

Doença Periodontal
leia mais

Como saber se o gato está sentindo dor?
leia mais

Auxiliar Veterinário? Enfermeiro Veterinário?
leia mais