Artigos
Doença Periodontal


Doença Periodontal

Odontologia veterinária é a parte da medicina veterinária que estuda todas as estruturas orais e suas afecções. Apenas profissionais devidamente formados e com registro no CRMV, podem exercer qualquer tipo de atividade odontológica (clínica, cirúrgica, entre outras) não só nos pets, mas nos animais em geral.

A crescente preocupação com a saúde oral é determinada pelo fato de que podemos relacionar ao aumento de expectativa de vida dos animais, uma vez que
patologias orais interferem na saúde geral do paciente. Em geral, o diagnóstico da maioria das enfermidades odontestomatológicas pode ser realizado exclusivamente com base no exame físico de tais estruturas.

A doença periodontal é uma das enfermidades mais comuns em cães e gatos e acomete de 85 a 95% dos cães e gatos com mais de 6 anos de idade. Esta doença é progressiva e envolve duas fases: gengivite (reversível) e periodontite (irreversível, mais muitas vezes controlável). pode acometer não apenas o dente, mas também gengiva, osso alveolar, cemento e ligamento periodontal. A presença da placa bacteriana na região supragengival e subgengival leva a uma inflamação da gengiva, a gengivite. Esta causa dor, desconforto e pode levar o animal a apresentar mal cheiro em sua boca. O risco é ainda maior e a situação ainda mais preocupante quando as bactérias invadem a corrente sanguínea e acabam por afetar outros órgãos, como fígado, rins, olhos e até mesmo o coração, causando serias lesões.

Halitose, a inflamação, a anorexia e consequente emagrecimento, gengivas vermelhas ou sangrando, sangue no brinquedinho de morder, dificuldade na mastigação e trituração dos alimentos e saliva viscosa, ou com sangue, são alguns dos sinais clínicos que o proprietário pode notar em casa. Se qualquer um desses for notado, é importante que o pet seja levado ao médico veterinário o mais rápido possível, para que o problema não se torne sistêmico.

Os tratamentos dentários consistem na administração de antibióticos e procedimento cirúrgico para limpeza do tártaro. Em alguns casos, se faz necessária a administração de anti-inflamatórios e/ou antibióticos. A manutenção da higiene bucal precisa ser feita por toda a vida, mesmo após o termino do tratamento.

A prevenção é a melhor solução para esses problemas. A higiene e limpeza dos dentes feita diariamente, com o uso de creme dental para cães, evita a formação das placas. A escova usada pode ser a específica para animais ou a escovinha de dedo, encontrada em farmácias convencionais. A visita rotineira ao médico veterinário, para realização de um check-up, faz com que qualquer mínima alteração possa ser identificada no início, evitando complicações. Oferecer palitinhos e ossinhos para cachorros, assim como uma ração seca e eficiente, colaboram com o atrito dentário e consequente limpeza bucal. Há, no mercado, também alguns sprays anti-sépticos bucais, feitos para pets, que podem ser mais uma alternativa de tratamento e controle desses problemas.


Compartilhe!





+ NOTÍCIAS

Dicas de como escolher tipo de coleira para o seu Pet
leia mais

Cuide da saúde do seu Pet
leia mais

Castração: quando e por que considerar essa opção?
leia mais

Há mais de duas décadas cuidando dos Pets!
leia mais

Modificações no comportamento do cachorro idoso
leia mais

9 coisas que os cães devem ter contato e aprender a conviver
leia mais

Doença Periodontal -Saiba como Evitar
leia mais

Como saber se o gato está sentindo dor?
leia mais

Auxiliar Veterinário? Enfermeiro Veterinário?
leia mais

Por que alguns gatos e cães se amam, e outros se odeiam?
leia mais